Está confirmado que o Encontro das Comunidades Macaenses vai realizar-se no próximo ano, mais concretamente entre 30 de Novembro e 6 de Dezembro, contando com o apoio da Fundação Macau. Depois de cinco anos de interregno, os macaenses do território e da diáspora vão poder voltar a reencontrar-se. O programa vai ainda ser trabalhado, com a organização a esperar poder divulgá-lo em breve, sendo certo que haverá uma viagem à Área da Grande Baía, e que o tema do evento terá por base os 25 anos da RAEM
Catarina Pereira
O Encontro das Comunidades Macaenses vai realizar-se no próximo ano de 2024, estando agendado para ter início no dia 30 de Novembro e para encerrar a 6 de Dezembro, soube o Jornal TRIBUNA DE MACAU. A informação foi confirmada por José Luís de Sales Marques, presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Macaenses, a este jornal.
“O Encontro pode realizar-se graças, obviamente, a um apoio muito generoso da Fundação Macau, do Governo de Macau, a quem estamos muito agradecidos”, afirmou Sales Marques. O programa para a iniciativa, que junta os macaenses do território e da diáspora, vai agora ser trabalhado, sendo que a organização pretende divulgá-lo em breve.
O montante que a Fundação Macau vai canalizar para este Encontro é superior ao da última edição, que aconteceu em 2019. O Conselho das Comunidades Macaenses contará com mais de 5,3 milhões de patacas para organizar a iniciativa de 2024. “É um esforço muito significativo por parte do Governo. O Conselho das Comunidades Macaenses e as comunidades macaenses espalhadas pelo mundo estão muito gratas pelo apoio, que vai permitir que voltem a encontrar-se em Macau no ano que vem”, sublinhou Sales Marques.
No próximo ano celebram-se os 25 anos da RAEM, pelo que esse será certamente o tema do Encontro. Segundo o programa, está previsto que as pessoas cheguem a Macau a 30 de Novembro e no dia seguinte far-se-á a sessão de abertura, com o encerramento a acontecer no dia 6 de Dezembro. Pelo meio, está ainda prevista uma visita à Área da Grande Baía.
O Encontro dos Macaenses acontece habitualmente de três em três anos e deveria ter sido realizado em 2022, o que não aconteceu devido às restrições fronteiriças impostas no território devido à pandemia. A iniciativa ficou, então, adiada para este ano, mas não foi possível concretizá-la.
O último Encontro aconteceu em 2019. Na altura, participaram, no total, 1.313 pessoas, incluindo locais e convidados. Entre eles, houve 974 participantes provenientes da diáspora macaense.
Segundo se pode ler na página do Conselho das Comunidades Macaenses, “o principal objectivo dos Encontros é dar a conhecer aos macaenses residentes fora de Macau a realidade actual da RAEM, terra que lhes serviu de berço. Além disso, são ocasiões que lhes permitem rever os seus parentes e amigos aqui residentes ou que estão noutros países em que emigraram”.
Magusto na Casa de Macau em Portugal
A Casa de Macau em Portugal vai organizar um magusto no dia 4 de Novembro, às 17h00, para assinalar o São Martinho. Segundo um comunicado, será proporcionado um “lanche ajantarado” em que serão servidos não só os pratos tradicionais da época, como o caldo verde, as febras, as castanhas assadas e cozidas, mas também algumas iguarias macaenses.